Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mel de Ndoro abastece o Mercado da Beira

O mel que é processado através de colmeias existentes na localidade de Ndoro, distrito de Caia, província de Sofala, é actualmente responsável por abastecimento aos mercados da Beira e de outras regiões da zona centro do país.

José Paulo Domingos Saguate, director distrital dos Serviços de Actividades Económicas de Caia, foi quem fez saber este facto ao O Autarca, salientando que a localidade de Ndoro tem vindo a destacar-se como um exemplo a seguir na área de Apicultura na província de Sofala.

Disse que, em Ndoro, muitos apicultores foram treinados para o processamento e maneio de mel através de uso de colmeias melhoradas, numa iniciativa do governo e seus parceiros de cooperação.

Situada em pleno coração da famosa estrada centro/nordeste, a localidade de Ndoro tornou-se numa referência e paragem obrigatória para os automobilistas, passageiros e peões que nela transitam, devido ao crescente processamento e venda de mel.

Relativamente à área agrícola, Saguate afirmou que, para a campanha 2010/2011, foram planificados 44.942 hectares e cultivados 45.275 hectares, o que corresponde a uma execução de mais de cem por cento.

Em igual período foram produzidos 92.615 toneladas de produtos de culturas diversas contra as 64.357 toneladas da anterior safra, valendo assim, um aumento na ordem de 30.5 por cento.

Parte do sucesso desta produção, nas palavras de Saguate, é resultado da introdução de sementes melhoradas de milho, mapira, feijões e hortícolas diversas, que foram distribuídas para 6067 famílias.

No âmbito de fomento pecuário, a fonte referiu terem sido distribuídos em 2010 um total de 94 cabeças de gado bovino, 195 de gado caprino, 16 juntas de tracção animal, 16 charruas, 16 carroças beneficiando a 133 famílias. Igualmente foram treinados 10 promotores para assistência veterinária nas comunidades.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!