Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Medidas de precaução ao longo das bacias de Maputo e Messalo

A Direcção Nacional de Águas (DNA) recomenda as populações aos longo das bacias hidrográficas de Maputo, na província do mesmo nome e Messalo, em Cabo Delgado, nas zonas sul e norte de Moçambique, respectivamente, a manterem-se precavidas devido ao aumento dos caudais dos cursos de água.

Assim, segundo recomenda a DNA através de um comunicado de imprensa, prevê-se que a bacia de Maputo, que ultrapassou o nível de alerta em cerca de 40 centímetros, na estação de Mabudula, devido as contribuições de montante se mantenha neste estado durante os próximos tempos. As bacias de Montepuez e Messalo, segundo a DNA, continuam a registar ligeiras subidas do volume de escoamento e a previsão é de que continuem nos próximos tempos abaixo do nível de alerta mas, mesmo assim, alerta-se as populações para se retirarem das zonas baixas e a evitarem a travessia dos leitos dos rios.

O comunicado refere que as bacias do Zambeze, em Caia, na província central de Sofala e Incomati, no distrito de Magude, província de Maputo, também estão a registar oscilações com tendência de subir. O volume de armazenamento nas albufeiras dos Pequenos Libombos e Corumana, em Maputo, e Massingir em Gaza, continua a aumentar devido a contribuições a montante, a de Chicamba, em Manica, está a registar uma descida, enquanto que a de Cahora Bassa apresentase estacionária.

No que se refere as descargas, a DNA, informa que a jusante, as principais albufeiras nacionais continuam a descarregar o caudal mínimo necessário para satisfazer as necessidades internas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!