Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MDN : campanha de testagem voluntária

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) lançou na segunda-feira, em Maputo, uma campanha de Sensibilização, Aconselhamento e Testagem Voluntária do HIV/Sida, a nível das unidades militares. Esta campanha tem por objectivo evitar a deslocação dos militares aos Gabinetes de Testagem Voluntária (GATV’s), facto que segundo o Director Nacional da Saúde Militar, Francisco Tauzene, dissuadia a realização dos testes por parte dos militares devido a distância que tinham que percorrer e por temerem o estigma.

Falando a margem da cerimónia de encerramento da semana comemorativa do Dia Africano da Função Pública a nível do MDN, que este ano se celebrou sob o lema “Fortalecendo a Liderança e Gestão pela Melhoria da Prestação de Serviços Públicos em África”, Tauzene disse que apesar dos militares serem considerados grupo de risco, a sua situação não se difere com a da população no geral.

“Sabe-se muito bem que os dados e as estatísticas mundiais dão conta que as forças armadas constituem um grupo de risco, por vezes os níveis são altos neste grupo, mas no seio das Forças Armadas de Moçambique (FADM) a situação é quase idêntica com a da população no geral”, disse Tauzene.

 As FADM vão trabalhar com algumas Organizações Não Governamentais (ONG’s), como, por exemplo, o PSI-Jeito, na área de formação de educadores militares, formadores e conselheiros. Espera-se que estas campanhas se alastrem por todas as unidades militares do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!