Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MDN : campanha de testagem voluntária

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) lançou na segunda-feira, em Maputo, uma campanha de Sensibilização, Aconselhamento e Testagem Voluntária do HIV/Sida, a nível das unidades militares. Esta campanha tem por objectivo evitar a deslocação dos militares aos Gabinetes de Testagem Voluntária (GATV’s), facto que segundo o Director Nacional da Saúde Militar, Francisco Tauzene, dissuadia a realização dos testes por parte dos militares devido a distância que tinham que percorrer e por temerem o estigma.

Falando a margem da cerimónia de encerramento da semana comemorativa do Dia Africano da Função Pública a nível do MDN, que este ano se celebrou sob o lema “Fortalecendo a Liderança e Gestão pela Melhoria da Prestação de Serviços Públicos em África”, Tauzene disse que apesar dos militares serem considerados grupo de risco, a sua situação não se difere com a da população no geral.

“Sabe-se muito bem que os dados e as estatísticas mundiais dão conta que as forças armadas constituem um grupo de risco, por vezes os níveis são altos neste grupo, mas no seio das Forças Armadas de Moçambique (FADM) a situação é quase idêntica com a da população no geral”, disse Tauzene.

 As FADM vão trabalhar com algumas Organizações Não Governamentais (ONG’s), como, por exemplo, o PSI-Jeito, na área de formação de educadores militares, formadores e conselheiros. Espera-se que estas campanhas se alastrem por todas as unidades militares do país.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!