Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MDM é um partido atípico: Edson Macuacua

O Secretário do Comité Central da Frelimo para a Mobilização e Propaganda, Edson Macuácua, considera o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), recém criado na cidade da Beira, província de Sofala, zona Centro de Moçambique, um partido atípico, virado para o estrangeiro e que deve ser reduzido à sua própria insignificância.

Edson Macuácua, que é também porta-voz do Partido no poder, diz que o MDM não é um novo partido, mas apenas uma transformação da Renamo, por ser constituído por elementos activos dentro da estrutura de um outro partido (a Renamo).

Segundo Macuaca, citado pelo matutino “Notícias”, o MDM não apresenta novas ideologias senão o ódio e vingança, características típicas da Renamo.

“É, pois, um partido com génese patológica que resulta da cisão no seio da Renamo. É por isso constituído maioritariamente por desertores políticos movidos por uma ideologia de ódio e vingança”, afirmou Edson Macuácua, vincando que se trata, por isso, de uma organização atípica.

Macuácua não assume que o MDM seja uma força política repleta de quadros e, justificando, diz que, se assim o fosse não teria dificuldades em preencher todos os lugares previstos na composição dos seus órgãos internos previstos nos estatutos.

O MDM não conseguiu, durante a sua assembleia constitutiva, eleger um secretário-geral de confiança, concentrando estas funções à figura do respectivo presidente, Daviz Simango.

O porta-voz da Frelimo considera que o MDM é uma organização atípica, pois está mais virado para o estrangeiro do que propriamente para o país.

“Logo após a sua constituição, os seus líderes trataram de viajar para a Europa a fim de se apresentarem, ao invés de o fazerem internamente as províncias, distritos e localidades. Este MDM está virado a desígnios externos, pelo que não constitui nenhuma ameaça política a hegemonia política da Frelimo. Mal se constituíram foram à Europa apresentar-se junto dos seus aliados”, referiu Macuácua. O porta-voz da Frelimo disse também que os membros da Renamo e do MDM são os mesmos, havendo, no entanto, cinco categorias. A primeira é dos membros formalmente da Renamo e materialmente do MDM; a segunda dos formalmente do MDM e materialmente da Renamo; a terceira dos formalmente da Renamo e do MDM; a quarta dos materialmente da Renamo e do MDM e a quinta dos desertores dos diferentes partidos.

A prova inequívoca disso, segundo ele, é que Daviz Simango viajou para a Europa para se apresentar aos seus aliados acompanhado por dois membros activos da Renamo, nomeadamente Ismael Mussá e Agostinho Ussore, ambos formalmente da Renamo e materialmente do MDM. Mussá e Ussore são deputados da Assembleia da República, Parlamento moçambicano, pela bancada da Renamo- União Eleitoral.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!