Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MCT projecta construção de um centro de dados

O Ministério moçambicano da Ciência e Tecnologia (MCT) tenciona construir um Data Center (Centro de Dados) no futuro Parque da Ciência e Tecnologia de Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo, Sul do país. Com este empreendimento, que poderá estar pronto até meados de 2011, o MCT pretende criar uma forma de racionalizar os custos de sistemas de comunicações das diversas instituições estatais e privadas através da sua centralização e gestão num único lugar.

“Estamos interessados em encontrar mecanismos que nos ajudem a maximizar os recursos que temos, tanto os humanos, financeiros, infra-estruturas e facilidades”, disse o Ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue, falando nesta quinta-feira, em Maputo, na abertura de um seminário de auscultação das diversas sensibilidades da sociedade sobre este projecto.

Garantir maior segurança dos dados das empresas, maior retorno dos seus investimentos, maior controlo dos serviços são outros dos objectivos deste projecto, cuja implementação é considerada viável dado que, no país, particularmente em Maputo, existem infraestruturas de electricidade e telecomunicações necessárias para o efeito.

Falando na apresentação do projecto, Américo Muchanga, do MCT, disse que, actualmente, praticamente todas as empresas do Estado (incluindo ministérios), instituições de ensino, entre outras empresas públicas e privadas, possuem seus próprios centros de dados. Segundo ele, para a montagem e gestão desses sistemas, as empresas são obrigadas a desembolsar somas avultadas em dinheiro que podem ser poupadas caso o sistema seja centralizado.

“A centralização dos sistemas pode ter benefícios de racionalização destes recursos”, disse Muchanga, acrescentando que “a ideia não é eliminar totalmente os sistemas existentes, podemos passar para o outro lado tudo aquilo que é muito caro”. As instituições podem também racionalizar os seus recursos transferindo os seus centros de dados de recuperação de dados para o Data Center a ser montado no Centro da cidade de Maputo e que constitui componente de todo o projecto.

O empreendimento de Maluana só estará pronto até meados de 2011 porque a construção do Parque da Ciência e Tecnologia ainda não começou, prevendose o seu arranque ainda dentro deste ano. Contudo, o Data Center da cidade de Maputo poderá ser construído até Junho do próximo ano.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!