Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MCT e UEM apostam na ciência e tecnológica para resolver os problemas do povo

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) rubricaram, esta quinta-feira (04), em Maputo, um memorando de entendimento nas áreas de investigação científica e inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, biotecnologia, tecnologias de informação e comunicação, desenvolvimento de recursos humanos, propriedade intelectual e incubadoras científicas, com o propósito de encontrar soluções para os vários problemas que enfermam a população moçambicana.

Na ocasião, o ministro da Ciência e Tecnologia, Louis Pelembe, disse que o acto significa o estabelecimento de mecanismos formais para a materialização, implementação e identificação de soluções sustentáveis a nível económico, social, cultural e ambiental de modo a responder às necessidades da população a medio e longo prazos.

Num outro diapasão, Louis Pelembe desafiou as universidades a formarem recursos humanos nas áreas de recursos minerais, energia, água, dentre outras, com vista a maximizar os benefícios resultantes da ocorrência destes recursos no país e, por via disso, promover o desenvolvimento nacional através do uso da tecnologia.

Por sua vez, o reitor da UEM, Orlando Quilambo, disse que a inovação tecnológica é um vector estratégico para o crescimento das sociedades modernas e um instrumento essencial de luta contra a pobreza. Neste contexto, o acordo vai permitir que a instituição (UEM) crie sinergias para o desenvolvimento tecnológico e cientifico no país, bem como centros de investigação e laboratórios para a execução das tarefas descritas no memorando.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!