Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MCEL lança 3G em Lichinga

A empresa pública de Telefonia celular em Moçambique, Mcel, acaba de lançar o sistema netmóvel da rede de Terceira Geração (3G), na cidade de Lichinga, província nortenha do Niassa. Assim, é a sexta cidade moçambicana a beneficiar da rede 3G depois de Maputo, Matola, Beira, Nampula e Nacala.

De acordo com o administrador da Mcel, Gomes Zita, depois das sete cidades seguir-se-ão Tete e Pemba, ainda este ano, e as restantes capitais provinciais em 2010. Gomes Zita explicou que o lançamento do sistema netmóvel em Niassa enquadra-se no alargamento e expansão da oferta de novos produtos e serviços aos distritos, bem como na melhoria da qualidade da rede.

“Do ponto de vista de expansão dos nossos serviços de telefonia móvel na província do Niassa, estamos neste momento com obras em curso nos distritos de Mecanhelas, Metarica e Majune, e por iniciar em Muembe e Mavago. Ao terminarmos estas intervenções, teremos a nossa rede a cobrir todos os distritos da província até ao final de 2009′, revelou. Assim, Zita garante que todos os distritos da província do Niassa serão integralmente cobertos até finais do ano de 2009 pela rede de telefonia móvel da Mcel.

A empresa pública de telefonia móvel lançou os serviços 3G em Dezembro do ano passado, devendo, abranger, em todo o país, cerca de 400 mil clientes, que possuem condições para aceder às tecnologias de terceira geração, entre os quais empresas, instituições públicas, bem como pessoas singulares com capacidade financeira. A tecnologia 3G permite a transmissão de dados com mais velocidade que as tecnologias GPRS e EDGE, acesso a Internet a alta velocidade, vídeochamadas, ou seja contacto visual com a pessoa que está do outro lado da linha, entre outros.

Desta feita, a tecnologia 3G permitirá aumentar a capacidade de cobertura da rede da MCel em 25 por cento. A disponibilidade dos serviços 3G é o resultado de um investimento de 12 milhões de dólares norte-americanos. Moçambique faz parte do grupo de países da região Austral de África que oferecem serviços 3G, que inclui Africa do Sul, Angola e Tanzânia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!