Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Matutuine acolhe Agência Nacional de Energia Atómica

O distrito de Matutuine, na província meridional do Maputo, será a sede da Agência Nacional de Energia Atómica (ANEA), organismo estatal cuja criação foi decidida pelo Governo em 2009.

A instituição, adstrita ao Ministério da Energia, vai, entre várias atribuições, ocupar-se da criação de condições para uso de energia atómica em actividades de desenvolvimento dos sectores da Saúde, Agricultura, Minas e Meio Ambiente, de acordo com Carlos Machili, directorgeral da ANEA.

As obras de construção do edificio onde vai funcionar a sede do organismo iniciam em meados de 2012, segundo ainda Machili que indicou rondar entre cinco a 10 milhões de meticais o valor do desenho da planta.

Em termos de cientistas a soldo da instituição, a fonte estimou em 35 personalidades vindas de diferentes instituições públicas, privadas e académicas nacionais a serem seleccionadas até Dezembro de 2011 e que grosso número será das áreas de Direito, Física, Química e Biologia.

O director-geral da Agência Nacional de Energia Atómica descartou, para já, a possibilidade de o país recorrer a outros países para o recrutamento de especialistas da área, enfatizando que “Moçambique dispõe de um número suficiente de quadros especializados na área de energia atómica”.

Moçambique possui peritos em matéria de energia atómica treinados nos Estados Unidos da América e em diversos países dos continentes europeu e africano. Refira-se que Moçambique é membro da Agência Internacional de Energia Atómica, desde Setembro de 2006.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!