Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Matola acolhe 7ª edição do festival intermunicipal

O Município da Matola, na província de Maputo, vai acolher, no presente ano, a 7/a edição do Festival Intermunicipal, um evento que tem como objecto o intercambio desportivo e cultural envolvendo alguns municípios da Africa Austral.

Para a materialização deste desafio e com vista a tornar o evento numa oportunidade de negócios, particularmente na área turística, foi rubricado ultima Sextafeira, naquele Município, um memorando de entendimento entre o Conselho Municipal local, a Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Associação Desportiva Intermunicipal da Africa Austral (SAIMSA – sigla em inglês).

Espera-se que o evento possa juntar cerca de seis mil pessoas entre atletas, dirigentes desportivos e municipais, empresários e espectadores, devendo movimentar modalidades como o futebol, basquetebol, voleibol, atletismo, golfe, ténis de mesa e bilhares. O Festival Intermunicipal é organizado pela SAIMSA, tendo antes tido lugar na Africa do Sul, Suazilândia e Namíbia.

Para alem de identificar novos talentos e incentivar a pratica de desporto, o festival tem também como objectivo promover o turismo na região austral de Africa e estimular a cooperação entre as cidades da região. Tanto as autoridades municipais quanto a CTA estão cientes da importância da realização do festival em Moçambique, na medida em que o mesmo vai contribuir para projectar o país como destino turístico, numa altura em que a vizinha Africa do Sul se prepara para acolher, em 2010, o Mundial de Futebol.

O presidente do Conselho Municipal da Matola, Arão Nhancale, disse que a Matola vai ter que demonstrar a sua capacidade de acolhimento de grandes eventos. Nhancale disse ainda que o festival pode igualmente servir de teste para os próximos jogos pan-africanos, que se realizarão em Moçambique, em 2011. “Estamos convictos de que este evento será um sucesso”, afirmou Nhancale, falando a jornalistas a margem da Assembleia-geral da SAIMSA de dois dias no Centro Cultural do Banco de Moçambique, na Matola.

A preparação da 7ª edição do festival intermunicipal constitui um dos principais pontos do encontro. Alias, as datas para a realização do festival da Matola deverão ser anunciadas no decurso da Assembleiageral. Falando na mesma ocasião, o presidente da CTA, Salimo Abdula, considerou que o evento constitui uma oportunidade para os empresários locais mostrarem a sua capacidade de fornecer serviços de grande qualidade.

Também aproveitarão a ocasião para projectarem os nomes das respectivas empresas e ao mesmo tempo fazer negócios, sobretudo na área turística. Para o festival da Matola, espera-se a participação da Africa do Sul, Suazilândia, Botswana, Namíbia e Zâmbia, para alem do país anfitrião. A última edição teve lugar em Kimberley, na Africa do Sul, em Novembro de 2008.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!