Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo terá aterro sanitário até 2010

 

Cerca de 17 a 22 milhões de dólares é o que o Conselho Municipal de Maputo irá investir para construir o aterro sanitário de Matlemele, nas proximidades do Posto Administrativo de Matola-Gare, que sendo intermunicipal, com o Munícipio da Matola, servirá igualmente os distritos de Marracuene e Boane.

Segundo o Vereador do Pelouro da Saúde e Salubridade do Município de Maputo, João Schwalbach, da instituição patrona do projecto, o empreendimento ocupará cerca de 200 hectares com uma zona tampão para Maputo, com seis células que terão a capacidade de receber 16 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos nos próximos 25 anos.

Falando em exclusivo ao @Verdade, Schwalbach disse que o projecto ainda vai a concurso público que estáa ser preparado, mas as previsões de conclusão estão para breve, (2010) cujo início poderá ocorrer ainda este ano.

Este projecto, dependentemente da capacidade financeira do Municipio de Maputo compreenderá um sistema de drenagem e impermeabilização, razão pela qual ainda se fala entre 17 e 22 milhões de dólares, financiados por “parceiros para emprestar ou comparticipar, como alguns bancos, embaixadas, instituições financeiras estrangeiras e outros parceiros sérios”, segundo aventa Schwalbach.

O Vereador que temos vindo a citar aponta que o projecto começou a ser desenhado em 2005 e culminou
com a aprovação em Dezembro passado da Postura da limpeza de Resíduos Sólidos Urbanos do Municipio de Maputo.

A fonte adianta que outro pormenor é a falta de licença ambiental do MICOA, Ministério de Coordenação
para a Acção Ambiental, mas todos os estudos relativos à matéria foram realizados e são abonatórios visando pôr o projecto em marcha.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!