Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tiragem do Jornal @ VERDADE passa a ser certificada pela KPMG

O Jornal @ VERDADE tem, desde a edição número 20, publicada no dia 9 de Janeiro de 2009, a sua tiragem certificada pela conceituada empresa de consultoria e auditoria internacionalmente reconhecida KPMG.

Semanalmente, desde a referida data, técnicos da KPMG contam “in loco” o número de exemplares impressos d’@ VERDADE entregues na redacção do jornal. Posteriormente, a quantidade física apurada é confrontada com a quantidade mencionada nas facturas e guias de remessa emitidas pela gráfica que faz a impressão d’ @ VERDADE de modo a assegurar que a tiragem é no mínimo de 50 mil exemplares.

É, por isso, não sendo efectuada por estimativa, uma contagem real e efectiva. Embora este procedimento de certificação não constitua, de acordo com as normas internacionais, uma auditoria, é emitido em cada edição um relatório atestanto o número real de cópias.

Este procedimento de controlo, ao qual @ VERDADE agora se submete, é inédito em Moçambique.

À falta de uma associação independente de controlo de tiragens em Moçambique – como existe em muitos países do mundo – @ VERDADE achou por bem “auto-controlar-se”, criando um processo de verificação independente.

@ VERDADE tem consciência que o que determina a grandeza, a força e o alcance de um jornal é número efectivo de cópias em circulação por edição.

É por aqui – pelo número de cópias nas mãos dos leitores – que os anunciantes irão medir o impacto d’@ VERDADE. Porque não basta dizer ou escrever o que se imprime e distribui é necessário CERTIFICAR, seja o jornal vendido ou entregue gratuitamente.

Por conseguinte, @ VERDADE, com este processo de contagem independente, dá um passo gigante e inédito no nosso país rumo à credibilidade da imprensa escrita.

Porque ao omitir os números da tiragem ou a falseá-los está-se a mentir, primeiro aos leitores e depois aos anunciantes. Para mais quando sabemos que ao registar-se uma publicação no Gabinfo é obrigatório declarar a tiragem.

Assim @ VERDADE não mente.

Com um mínimo de 50 mil exemplares por edição é de verdade o jornal de maior tiragem em Moçambique.

 

Tiragem – número de cópias impressas por edição.

Circulação – número de leitores que o jornal alcança por edição.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!