Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo e Matola passam gerir transporte público urbano

Os municípios de Maputo e da Matola, Sul de Moçambique, deverão, brevemente, passar a gerir os serviços de transportes urbanos de passageiros, ora detidos plenamente pela empresa pública Transportes Públicos de Maputo (TPM).

Falando esta semana a imprensa, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, disse que o processo de transferir a gestão dos transportes públicos urbanos para as autarquias se encontra numa fase avançada, devendo dar-se o primeiro passo importante ainda este ano nos municípios de Maputo e Matola. “Essa questão depende da capacidade de cada cidade.

Em Maputo e Matola vamos dar o primeiro passo este ano, mas isso será em fases porque não queremos transferir os problemas para os outros. A não ser que os Municípios queiram todos os autocarros de uma vez”, disse Zucula, falando à jornalistas durante uma conferência de imprensa convocada para falar das realizações do Ministérios dos Transportes e Comunicações.

Segundo o governante, esse processo irá prosseguir noutras autarquias do país, mas tudo está dependente das condições e capacidades de cada Município do país. Moçambique possui 43 autarquias, mas nem metade deles possui transportes públicos urbanos. Até há poucos anos, apenas as cidades de Maputo, Matola (Sul do país), Beira (Centro) e Nampula (Norte) tinham acesso de transportes públicos de passageiros, serviços que só nos últimos dois anos se estenderam para outras capitais provinciais.

Entretanto, o Governo entende que a questão de transportes públicos não pode ser dissociado de outros problemas urbanos como o de gerir resíduos sólidos, planificar e construir estradas, entre outros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!