Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maputo e Gaberone estabelecem parcerias

A cidade de Maputo, capital moçambicana, e a sua congénere de Gaberone, capital do Botswana, acordaram, Quinta-feira, estabelecer laços de cooperação em vários domínios de interesse comum para os dois municípios.

Para o efeito, as partes rubricaram na tarde desta quinta-feira, em Maputo, um memorando de entendimento, no âmbito da visita que o edil de Gaberone, Haskins Nkayigwa, e sua delegação vem realizando, há cerca de uma semana, à capital moçambicana.

O memorando destaca a cooperação e partilha de experiências nas áreas de desenvolvimento urbano, transportes, gestão de resíduos sólidos urbanos, comércio e desenvolvimento económico, educação, cultura e desporto, turismo e investimento, bem como segurança e protecção civil.

Falando minutos após a assinatura do documento, o edil de Maputo, David Simango, vincou o compromisso de fazer ao seu alcance para a materialização do memorando.

“Ficamos motivados quando Gaberone apreciou algumas das nossas actividades que temos vindo a fazer. Há coisas que Gaberone pode aprender de Maputo e vice-versa”, disse Simango, para quem as partes terão oportunidade de identificar as áreas concretas para exploração.

Refira-se que o presidente do Botswana, Ian Khama, é cidadão honorário do Município de Maputo. Por isso, disse Simango, todos os cidadãos do Botswana têm as portas abertas para viverem ou trabalharem nesta urbe.

Por seu turno, o “Mayor” de Gaberone, Haskins Nkayigwa, disse que os munícipes de Maputo podem explorar oportunidades de negócios em Gaberone e os tswanas em Maputo, para a melhoria das suas condições de vida.

“A nossa expectativa é ver mudanças para o melhor na forma como os nossos citadinos vivem”, disse o edil de Gaberone.

Na ocasião, Nkayigwa convidou o seu homólogo de Maputo a visitar Gaberone, que foi imediatamente aceite por Simango.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!