Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Manica vai processar fruta a partir de Maio próximo

Uma fábrica de produção de sumos e compotas com base na fruta entra em funcionamento no mês de Abril próximo, no distrito de Gôndola, província central de Manica depois de concluídas as obras de sua edificação que já se encontram numa fase bastante avançada Moguen Candieiro presidente do Conselho de Direcção da Agência de Desenvolvimento Económico de Manica (ADEM), organização proprietária do empreendimento disse que para o seu funcionamento a firma, vai trabalhar apenas com base na fruta produzida localmente.

A edificação desta unidade fabril, que tem capacidade de produção para produzir cerca de dois mil litros de sumo por dia, está orçada em mais de quatro milhões de meticais (cerca de 125 mil dólares), segundo apurou o jornal “Diário de Moçambique”.

Candieiro disse que embora se considere Gondola como tendo um grande potencial para a fruticultura, mais precisamente a região de Macate, onde está a ser implantada a indústria, prevê-se também que a fábrica venha a processar fruta produzida noutras regiões de Moçambique e de países vizinhos, tais como o Zimbabwe.

“As obras iniciaram-se em 2004, mas registou-se algum compasso de espera de financiamento, mesmo no decurso da sua execução. Falta, simplesmente, a conclusão da compactação do passeio, trabalho em determinados compartimentos e a criação de condições de higiene na própria fábrica” revelou a fonte.

Candieiro falava à margem da cerimónia de entrega, em Chimoio, de meios circulantes à ADEM, pelo Fundo de Apoio à Reabilitação Económica (FARE).

Nesta cerimónia foram entregues dez motociclos e uma viatura, para facilitar a deslocação de técnicos da ADEM ao encontro dos beneficiários das suas actividades, em diversas regiões, não só de Manica, como também de Sofala.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!