O ex-presidente sul-africano e herói contra o apartheid Nelson Mandela está a recuperar-se bem de uma infecção pulmonar que o manteve em estado grave no hospital por uma semana, afirmou o seu neto Mandla Mandela neste sábado (15).
O comentário foi a mais recente indicação de que a saúde de que seu avô de 94 anos, o primeiro presidente negro da África do Sul, estava a mostrar sinais de melhoria.
Mandela tem recebido visitas de membros da família depois que foi levado para o hospital há uma semana com a recorrentes problemas pulmonares.
“Madiba está a recuperar-se muito bem e parece estar bom”, disse o neto em Qunu, a aldeia na província de Eastern Cape, onde Mandela nasceu e passou os seus primeiros anos.
Falando em Xhosa num funeral de um outro parente, Mandla usou o nome do clã ‘Madiba’ pelo qual Mandela é popularmente conhecido. “Agradeço a nação e o mundo pelas orações a Madiba, e os médicos e o escritório do ANC que mantém a família ciente das novidades”, disse ele.
O governo da África do Sul informou na quinta-feira que Mandela continuava a recuperar-se, mas que a sua condição continuava séria. A internação de Mandela foi a quarta desde dezembro.
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares desde a sua prisão em Robben Island, perto da Cidade do Cabo. Ele foi libertado em 1990, após 27 anos atrás das grades e passou serviu como presidente entre 1994 e 1999.