Dois indivíduos que respondem pelos nomes de Armando Júnior e Richa, de 25 e 45 anos de idade respectivamente, introduziram-se numa residência no bairro da Costa do Sol, em Maputo, na qual violaram sexualmente uma menor de 10 anos e mataram uma anciã quando tentava socorrer a neta.
O porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, disse que o caso deu-se na madrugada desta Terça-feira (07) quando as vítimas se encontravam a dormir. Os malfeitores arrombaram a porta e foram directamente para o quarto da criança. A anciã encontrou a morte na altura em que tentava acudir a petiz que gritava pelo socorro. No mesmo instante, foi agredida com recurso a instrumentos contundentes, tendo perdido a vida no local do crime. Os supostos assassinos fugiram pela janela da casa.
Entretanto, algumas horas depois do sucedido, os agressores foram detidos pela Polícia.
A menor não contraiu nenhuma doença sexualmente transmissível, mas encontra-se a receber tratamentos médicos.
No balanço da actividade policial, durante a semana de 29 de Abril a 03 de Maio do corrente ano, há registo de que recolheram às celas 1.647 indivíduos, dos quais 1.462 por violação de fronteiras, 62 por emigração ilegal e 123 por prática de delitos comuns.