Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Mais um óbito de covid-19 em Moçambique onde já são 583 os casos positivos, 68 são crianças

coronavirus1406-ijani1

“Queremos informar que, nas últimas 24 horas registamos um óbito devido a covid-19”, anunciou neste domingo (14) o director-geral do Instituto Nacional de Saúde. O terceiro óbito em Moçambique pelo novo coronavírus, tal como os anteriores, ocorreu fora de uma unidade sanitária. Nas últimas 72 horas os casos positivos ascenderam a 583, dos quais 68 são crianças.

Por Adérito Caldeira

O Dr. Ilesh Jani explicou que a terceira vítima mortal da covid-19, um cidadãos do sexo masculino de 84 anos de idade, “foi visto ao nível da unidade sanitária no dia 6 de Junho e com sintomas ligeiros de infecção respiratória, por causa dos seus sintomas ligeiros não foi internado”.

“Dentro dos nossos sistemas de rastreio na unidade sanitária foi considerado como suspeito, a amostra foi recolhida (ainda no dia 6 de Junho) para testagem, o teste foi positivo, foi reportado ao indivíduo (no dia 10 de Junho) que continuava em casa em isolamento. Com aparentemente uma evolução benigna da doença, mas cremos nós que devido a sua idade avançada, as pessoas com idade avançada tendem a ter outras doenças concomitantes, este individuo tinha uma diabetes e hipertensão arterial e nós pensamos que estes factores todos, e apesar de uma doença que estava a evoluir de forma aparentemente benigna, estes factores levaram a um óbito subido deste indivíduo”, clarificou a autoridade de saúde pública.

Entretanto desde sexta-feira (12) foram diagnosticados mais 94 novos pacientes com o novo coronavírus. Em Nampula foram diagnosticados 33 novos doentes, elevando o cumulativo da província para 179 casos positivos, 19 foram detectados em Cabo Delgado, aumentando para 191 o cumulativo provincial, na capital moçambicana foram identificados 18 doentes, somando um cumulativo de 83 casos na Cidade de Maputo.

Onze novos doentes foram detectados na Província de Tete, onde o cumulativo passou para 17 casos com quatro infectados no Distrito de Moatize e sete no Distrito de Zóbuè.

Na Província de Maputo foram identificados cinco novos infectados, na Cidade da Matola e nos distritos de Moamba e Magude, aumentando para 55 o cumulativo de casos positivos.

Na Província da Zambézia já são cinco os casos positivos com o diagnostico de três novos casos, dois na Cidade de Quelimane e um no Distrito de Milange.

Na Província de Sofala foram detectados dois novos pacientes, na Cidade da Beira e no Distrito de Cheringoma, passando o cumulativo de casos positivos a ser de 17.

Subiram para 16 os casos positivos na Província de Inhambane com a identificação de dois novos infectados, um no Distrito de Vilankulo e um outro é estrangeiro originário da Tailândia.

Foi ainda diagnosticado mais um doente na Província do Niassa, no Distrito de Mecanhelas, aumentado para seis os casos positivos.

O @Verdade apurou também entre os diagnosticados nas últimas 72 horas nove crianças, aumentando para 68 o cumulativo de menores de 14 anos de idade infectados com o novo coronavírus no nosso país.

No que aos recuperados diz respeito Moçambique passou a ter 151 pacientes totalmente recuperados da covid-19.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!