Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais quatro deputados da Renamo tomam posse

Quatro deputados da Renamo tomaram posse segunda-feira em, Maputo, perante a Presidente da Assembleia da Republica (AR), o parlamento moçambicano, Verónica Macamo. Os deputados em referência estiveram ausentes na Cerimónia de Investidura da VII Legislatura, que teve lugar no passado dia 12 de Janeiro corrente, sob direccao do Presidente da Republica, Armando Guerbuza.

Trata-se de Mário Cinquenta Naula, Maria Soares, Carlos Manuel e Mussitagibo Bachir, que, na ocasião, juraram servir fielmente o Estado e a Pátria, dedicando todas as suas energias à causa do Povo moçambicano, respeitar a Constituição e a Lei, no exercício das suas funções. Com a tomada de posse dos quatro deputados da Renamo, sobe para 20 o número de parlamentares eleitos por esta força política já investidos, desafiando as ordens do líder, do partido, Afonso Dhlakama.

Desde o anúncio dos resultados das eleições gerais de 28 de Outubro passado, nas quais a Renamo obteve apenas 51 dos 250 assentos no parlamento, Dhlakama tem vindo a afirmar que os deputados do partido que dirige não tomarão posse na AR, porque os resultados das eleições foram, nas suas palavras, uma fraude generalizada. Contudo, no passado dia 12 de Janeiro, 16 dos 51 deputados da Renamo tomaram posse durante a cerimónia de investidura.

Entre os parlamentares que prestaram juramento juntamente com os 186 da Frelimo e 8 do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), destacam-se Viana Magalhães, Luís Gouveia, José Manteigas, Leopoldo Ernesto, Anselmo Vitor, José Palaço e Aida Matsangaissa, esta última familiar do chamado fundador e primeiro líder da guerrilha da Renamo, André Matsangaissa, morto em combate em 1977.

A estes se juntam-se agora os quatro que tomaram posse na segunda-feira, esperando-se que mais deputados da Renamo possam fazê-lo dentro dos próximos dias. De referir que, Sexta-feira passada, cinco deputados da Frelimo tomaram posse, igualmente perante a Presidente da AR. Trata-se de Manuel Chang, Carvalho Muaria, Maurício Vieira e Alberto Vaquina e Telmina Pereira. Contudo, os primeiros dois poderão renunciar os seus assentos, pelo facto de terem sido nomeados e empossados para o Executivo.

Assim, Chang foi reconduzido à pasta das Finanças e Muaria passou a assumir o cargo de Vice-Ministro das Obras Publicas e Habitação. Por sua vez, Vieira e Vaquina, mantêm os cargos de governadores províncias, sendo incompatível a sua manutenção como deputados.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!