Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais imigrantes detidos no Aeroporto de Maputo

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve, ao longo da semana passada, 12 imigrantes ilegais no Aeroporto Internacional de Maputo.

Os imigrantes acabavam de desembarcar num voo da companhia aérea de bandeira, a Linhas Áreas de Moçambique (LAM), segundo informou ontem o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Trata -se de um grupo composto por oito somalis, três chineses e um indiano. Os 12 imigrantes detidos no Aeroporto de Maputo apresentavam passaportes com vistos moçambicanos falsos.

As autoridades moçambicanas acreditam que os passaportes poderão ter sido facilitados por pessoas ligadas ao Serviço Nacional de Migração.

Além deste grupo, a PRM deteve no mesmo período, outros 17 imigrantes ilegais, todos de nacionalidade congolesa. Estes entraram ilegalmente no país, pela província de Nampula.

Segundo a nota de imprensa do Comando Geral da PRM relativa à situação criminal e de acidentes de viação da semana passada, o total dos 29 imigrantes ilegais aguardam repatriamento para os seus países de origem.

Sobre este assunto, o governo moçambicano já publicamente reconheceu que o mesmo está a ganhar formas cada vez mais complexas e perigosas, tornando-se numa verdadeira ameaça à segurança nacional.

De referir que nos últimos meses, Moçambique tornou-se um destino ou ponto de trânsito preferido por imigrantes ilegais, na sua maioria somalis e etíopes, que entram no país através de vias terrestre, aérea, marítima e fluvial, especialmente pelas fronteiras do norte.

Na sua maioria, os imigrantes fogem das crises vividas nos seus países de origem e buscam formas de melhorar a sua condição social.

As províncias de Nampula e Cabo Delgado têm sido os principais pontos de entrada, sobretudo a partir das suas fronteiras marítimas. Aparentemente, está-se perante um negócio bastante lucrativo e que envolve redes de traficantes de pessoas.

A PRM deteve ainda na semana passada, 734 violadores de fronteira, dos quais 430 moçambicanos, 159 malauianos, 91 zimbabueanos, 46 zambianos e oito tanzanianos. Na mesma altura, recebeu pelas fronteiras nacionais um total de 102 cidadãos moçambicanos repatriados de África do Sul.

Relativamente aos acidentes de viação, as autoridades registaram 31 mortos, 55 feridos graves e 40 feridos ligeiros, resultantes de um total de 46 acidentes ocorridos durante a semana.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!