Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais fundos para a reabilitação da estrada Lichinga-Montepuez

O Governo moçambicano e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) poderão assinar, este mês, acordos para o desembolso de 32 milhões de euros (cerca de 1.4 biliões de meticais) destinados a reabilitação e asfaltagem da estrada que liga as cidades de Montepuez, na província de Cabo Delgado, e Lichinga, na de Niassa, no Norte de Moçambique.

 

 

A Rádio Moçambique (RM), a estação pública nacional, diz trata-se de um valor adicional para aquela obra. O projecto, iniciado em 2006, está avaliado em 105.93 milhões de dólares norte-americanos (3.7 biliões de meticais).

O mesmo consiste na reabilitação da estrada e asfaltagem dos troços em terra planada, e inclui a construção de sete pontes e desenvolvimento de um programa de promoção de segurança rodoviária.

A previsão é que a obra esteja concluída até 2014. O BAD é um dos financiadores do projecto que tem a responsabilidade de disponibilizar 44.2 milhões USD (1.5 biliões de meticais).

Em Março do ano passado, o BAD fez o primeiro desembolso dos fundos. Os outros financiadores do referido projecto são a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), com 28 milhões USD (987 milhões de meticais) a Agência de Desenvolvimento Internacional da Suécia (SIDA) e o governo de Moçambique.

A estrada tem uma extensão de cerca de 500 quilómetros e dá continuidade ao troço Pemba-Montepuez já reabilitado com financiamento do BAD.

O projecto iniciou em 2006, com a construção do eixo Litunde/Ruasse, que consistiu na asfaltagem até à vila-sede do distrito de Marrupa, a partir de onde continua até à fronteira com a província de Cabo Delgado em terra batida.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!