Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MAIS DE MIL DOENTES DE SIDA EM TRATAMENTO EM MONAPO

A pandemia do HIV/SIDA está a atingir proporções alarmantes no distrito de Monapo devido aos elevados casos de Infecções de Transmissões Sexuais (ITS) naquela região.

Fernando Saíde, administrador daquele distrito, que forneceu esta informação, disse que foram diagnosticados 1389 casos de HIV/SIDA positivos, contra 831 de 2007 e 139 de 2006.

Ao longo dos últimos três anos, foram registados 10.900 casos de ITS e destes 2.359 positivos, 1.142 beneficiam já de Tratamento Anti Retroviral (TARTV).

As mulheres são apontadas como sendo as mais vulneráveis. E dentre as 15.650 mulheres grávidas que foram testadas, 720 são seropositivas.

Segundo Saíde, no quadro do cumprimento das orientações do Chefe de Estado, Armando Guebuza, e da iniciativa da Primeira Dama da República de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, lançada em 2006, o governo de Monapo está a desenvolver programas permanentes de educação sanitária nas comunidades, escolas e centros internatos, com o envolvimento das autoridades locais. Aquele responsável referiu que foram criados 32 Núcleos de Janela de Esperança que trabalham na sensibilização para a prevenção e combate do HIV/SIDA e outras enfermidades.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!