Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EXPORTAÇÂO DE BANANA INICIA EM OUTUBRO PRÓXIMO

A Metanuska Moçambique Lda, que ocupa uma área de três mil hectares no distrito de Monapo para produção de banana, projecta, para o próximo mês de Outubro, a exportação daquela cultura alimentar a partir do porto de Nacala.

Os responsáveis da empresa estimam uma média semanal de 100 contentores de quarenta pés. De acordo com Sílvia da Paz, representante da empresa, está em curso a reprodução de um número não especificado de socas importadas a partir da Holanda.

No âmbito deste projecto, estão em processo de conclusão as obras de construção da respectiva barragem de irrigação, no Posto Administrativo de Nétia, com uma capacidade de armazenamento de água de cerca de 60 mega litros diários, que, entretanto, para a irrigação dos campos de produção poderá atingir a velocidade de 60 quilómetros horários.

Paz disse que a conclusão da barragem está prevista para o mês de Junho e irá beneficiar não só o campo da produção de banana, mas também, parte da população do distrito de Monapo, mas, sobretudo, a que reside nas imediações do projecto.

Para o reassentamento das populações, o projecto contempla a construção de 65 habitações, 20 das quais já concluídas, destinadas a beneficiar igual número de famílias, cuja entrega formal está prevista para o próximo mês de Abril.

Felismino Tocoli, governador da província de Nampula que visitou o projecto no último fim de semana, salientou a sua importância no contexto dos investimentos que vêm sendo mobilizados pelo governo, com vista a criar oportunidades para o incremento dos postos de emprego para as populações deste ponto da província.

Tocoli referiu, a título de exemplo, que a partir do Outubro próximo, a empresa irá empregar cerca de três mil pessoas, na sua maioria residente no distrito de Monapo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!