Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 50% das empresas públicas sem meios de prevenção e combate contra SIDA

Pouco mais de metade de 25 instituições públicas baseadas na cidade do Maputo não têm orçamentadas acções de prevenção e combate contra o HIV/SIDA em benefício dos seus trabalhadores.

Elas alegam não haver verba para o efeito, “descurando a orientação do Ministério das Finanças sobre a integração de assuntos transversais na planificação orçamental”, segundo um estudo do Núcleo Provincial de Combate à SIDA (NPCS), apresentado, esta Quinta-feira, na cidade do Maputo.

Os mesmos resultados referem, entretanto, que 80% daquelas instituições públicas da capital têm acções de prevenção e combate contra a doença, apesar de não disporem de nenhuma verba especificada para o trabalho.

A nível do sector empresarial privado, o documento refere que 16 das 27 empresas abrangidas pela pesquisa realizada nos últimos nove meses de 2011 têm políticas de prevenção e combate contra o HIV/SIDA nos seus locais de trabalho, “graças aos trabalhos de monitoria e controlo do dispositivo legal governamental pela ECOSIDA (Associação dos Empresários contra SIDA, Tuberculose e Malária)” da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

O estudo abrangeu ainda 105 organizações da sociedade civil activas igualmente na cidade do Maputo e constatou haver “relutância entre algumas organizações na entrega de informação sobre as suas actividades, alegando não receberem fundos para o efeito”.

Entretanto, o Núcleo Provincial de Combate a SIDA refere que, entre Janeiro e Setembro de 2011, aplicou cerca de 355,5 milhões de meticiais em apoio a programas de prevenção e combate contra o HIV/SIDA nas empresas públicas, privadas e na sociedade civil da cidade do Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!