Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 34 mil jovens contraíram infecções sexuais este ano em Nampula

O sector da Saúde da província de Nampula diagnosticou, durante o primeiro semestre do ano em curso, 34.138 casos de Infecções de Transmissão Sexual (ITS), contra 33.699 em igual período do ano passado, ou seja, houve um aumento de 4%.

 

Os distritos de Angoche, Moma, Erate, Mogovolas e a cidade de Nampula são apontados como os que mais casos de infecções registaram no período em alusão. As doenças diagnosticas pelas unidades sanitárias são sífilis, gonorreia e úlcera mole. Caso o doente não se dirija imediatamente ao hospital para ser submetido a um tratamento estas enfermidades podem, com facilidade, concorrer para o HIV/SIDA.

As autoridades de saúde desta parcela do país mostram-se preocupados com os elevados casos de infecções sexuais. Carimo Assane, técnico de saúde da Direcção Provincial, referiu que a maior parte dos doentes são jovens com idades que variam entre 15 e 23 anos.

O entrevistado lamentou a forma como a juventude tem-se comportado nos últimos tempos. Se a situação prevalecer até o final do ano em curso, Nampula poderá registar um número assustador de ITS. O uso incorrecto do preservativo, as relações ocasionais e múltiplos parceiros estão por de trás de aumento de número de jovens infectados por este tipo de enfermidade.

Segundo Carimo, na região costeira os casos de contaminação tendem aumentar devido aos hábitos e costume que são praticados nas mesmas zonas. Ele apontou a poligamia como sendo um dos factores que leva o aumento das ITS.

Para reduzir as infecções de transmissão sexual na província de Nampula, o sector de saúde está a realizar palestras nas unidades sanitárias e nas comunidades, onde são distribuídos preservativos masculinos e femininos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!