O Taliban afegão prometeu, esta Sexta-feira (5), manter os seus ataques durante o Ramadão e declarou ser falso um e-mail que prometia uma trégua no mês islâmico dedicado ao jejum e à oração.
O porta-voz do Taliban, Zabihullah Mujahid, disse que o e-mail divulgado em seu nome parece ter sido usurpado por agentes de inteligência do governo afegão.
“Naquele e-mail, os derrotados inimigos tentaram influenciar os ataques por parte dos combatentes mujahideen”, disse Mujahid.
“Rejeitamos fortemente o envio de tal e-mail sobre uma paralisação das operações.” O Director Nacional de Segurança (agência afegã de espionagem) realiza ataques cada vez mais frequentes contra a sofisticada rede de comunicações do Taliban afegão, a qual inclui sites, contas de e-mails, perfis em redes sociais e porta-vozes que usam pseudónimos.
Embora o Ramadão seja um mês relativamente tranquilo em termos de ataques insurgentes, Zabihullah disse que essa época tem um significado religioso especial para os insurgentes.
“Durante o mês sagrado do Ramadão, a jihad tem recompensas importantes. E os mujahideen (combatentes) vão continuar a empregar todas as suas técnicas de combate para realizar ataques contra o inimigo.”