Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais de 20 óbitos e cerca de 80 feridos por acidentes de viação em Moçambique

As mortes por carros continuam nas estradas moçambicanas. Na semana finda, pelo menos 25 pessoas morreram e 78 contraíram ferimentos, 33 das quais em estado, devido a 30 sinistros rodoviários, na sua maioria resultantes, como sempre, do excesso de velocidade e de atropelamentos.

Os dados a que nos referimos, incidem sobre o período de 01 a 07 de Outubro em curso. A Polícia diz que os óbitos em consequência a este mal reduziram comparativamente a igual período do ano passado, em que houve 44 sinistros que deixaram 65 feridos, dos quais 32 graves. Dos 30 acidentes, 22 foram causados por excesso de velocidade e seis por condução sob o efeito de álcool. Ademais, da totalidade dos sinistros em causa, 14 foram atropelamentos, oito despistes e capotamento, entre outros factores.

Segundo o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), o departamento de Trânsito fiscalizou 49.515 viaturas, 69 das quais foram apreendidas e 6.769 condutores multados por cometimento de diversas irregularidades.

A Polícia de Trânsito (PT) confiscou igualmente diversas cartas e livretes por inobservância das regras de trânsito.

De referir que o Centro de Integridade Pública (CIP) considera que a corrupção é uma das principais causas de acidentes de viação em Moçambique, mas não está a merecer a atenção das autoridades públicas no que diz respeito à busca de soluções vigorosas para estancá-los.

A tal corrupção, diz o CIP, está centrada no Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER), uma instituição do Estado que permite que “milhares de cidadãos obtenham carta de condução sem terem passado pela formação e por um exame rigoroso”. “A carta de condução está à venda no INATTER”, diz o estudo indicando que os condutores estrangeiros estão entre os principais compradores das cartas de condução.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts