Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais 72 observadores da União Europeia seguem para as províncias

Um grupo de 72 observadores da Missão de Observação da União Europeia (MOE UE) partiu no domingo, de Maputo, para diversas províncias moçambicanas para observarem as eleições a terem lugar na próxima quarta-feira.

Trata-se de observadores de curto prazo que, segundo o chefe adjunto da MOE UE, Raphael Pouyé, irão integrar ao grupo de observadores da mesma missão já baseados nos diversos distritos moçambicanos desde o início deste processo a culminar com a votação no dia 28 de Outubro corrente.

“Estamos a fazer a deslocação destes 72 observadores para observarem o processo eleitoral no período desde o dia das eleições, primeira parte da contagem e tabelação”, disse, Pouyé, falando esta manhã à jornalistas, momentos antes da partida de parte destes observadores para os locais onde irão trabalhar. Segundo ele, este grupo irá trabalhar em coordenação com os seus colegas observadores de longo prazo que se encontram no terreno já há cerca de um mês.

Pouyé garantiu que estes observadores vão sempre trabalhar de acordo com as regras estipuladas pela lei eleitoral moçambicana, código de conduta da MOE EU, padrões de trabalho respeitados por este organismo em todos os países onde faz observação do processo eleitoral. Aliás, como parte da preparação do seu trabalho, estes observadores, que chegaram ao país no passado dia 22 de Outubro corrente, beneficiaram de uma formação sobre Moçambique e o seu sistema eleitoral.

Um comunicado de imprensa da União Europeia recebido no domingo pela AIM indica que a MOE EU veio trabalhar em Moçambique a convite do Governo e “cumpre um mandato de produzir uma análise completa e efectuar uma avaliação imparcial, objectiva e documentada do processo eleitoral”.

O comunicado indica também que um outro grupo de 26 observadores das missões diplomáticas da União Europeia e estados associados (Canadá, Noruega e Suíça) em Moçambique, se junta à esta missão para observar o processo eleitoral no dia 28. Por outro lado, haverá um grupo adicional de sete deputados do Parlamento Europeu, Espanha, França, Portugal e Roménia a observar este mesmo processo.

No dia das eleições, a MOE EU contará com um total de 131 observadores a trabalharem nos diversos pontos de Moçambique.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!