Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Maior jornal independente da Zâmbia encerrado antes das eleições presidenciais

O maior jornal independente da Zâmbia foi encerrado na passada terça-feira(21) pelas autoridades por falta de pagamento dos impostos, anunciou o seu chefe de redacção acusando o governo de censura a dois meses das eleições presidenciais. Nesta segunda-feira(27) três responsáveis da publicação, criada em 1991 e que tem sido muito crítica ao actual presidente, Edgar Lungu, candidato a sua própria sucessão, foram detidos.

“É claro que pretendem nos ver encerrados antes das eleições”, previstas para 11 de Agosto, explicou à AFP o editor-chefe do jornal, Joseph Mwenda, acrescentando que a sua equipa conseguiu publicar o jornal na madrugada de terça com a ajuda de uma impressora privada.

Quarta-feira de manhã, os funcionários aguardavam defronte às instalações do jornal para poderem trabalhar, constatou um jornalista da AFP.

Segundo admitiu, o jornal devia 53 milhões de kwachas (4,8 milhões de dólares) ao fisco zambiano, mas segundo Mwenda, o encerramento do jornal é ilegal.

“É um abuso de poder por parte das autoridades fiscais zambianas porque pagamos uma parte do montante que devemos e temos até uma decisão da justiça que os impede de fazer isso. Mas eles desobedeceram a justiça”, afirma o chefe de redacção.

 

Entretanto nesta segunda-feira(27), na sequência de uma decisão de reabertura proferida por um tribunal local, o director de redacção do Le Post, Fred M’membe, a sua esposa Mutinta M’membe e o editor-chefe do jornal, Joseph Mwenda, foram detidos quando tentavam entrar nas instalações do jornal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts