Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aeroporto de Istambul volta a funcionar após atentado que deixou 41 mortos

O aeroporto internacional de Istambul, alvo de um triplo atentado suicida na terça-feira que deixou pelo menos 41 mortos e 239 feridos, reabriu após ficar fechado por cerca de cinco horas, mas com poucos voos regulares.

Um piloto da companhia aérea Turkish Airlines confirmou à Agência Efe que viu aterrar um pequeno avião e descolar outro da sua linha aérea, mas considerou que ainda não é possível recuperar a normalidade.

“Não é fácil reabrir o aeroporto ao tráfego. Houve explosões tanto no terminal de chegada como no de partida”, explicou o piloto, cujo voo para um país estrangeiro previsto para esta quarta-feira foi cancelado. “A Bélgica demorou uma semana para reabrir o seu aeroporto. Este é o caminho certo”, disse ele, referindo-se aos ataques terroristas em Bruxelas, no dia 22 de Março, causando a morte de 32 pessoas.

O Instituto Legista Turco anunciou esta quarta-feira que identificou 27 mortos e a emissora “CNNTurk” afirmou que entre eles estão estrangeiros, mas por enquanto não há informações sobre a sua nacionalidade. Três terroristas suicidas armados com espingardas Kalashnikov abriram fogo contra as pessoas e o pessoal de segurança no controlo do terminal de chegada de voos internacionais. Pouco depois dois deles explodiram no próprio terminal, e o terceiro no estacionamento.

Após o ataque, estava proibida a aterragem e descolagem de qualquer avião. Uma das últimas chegadas no aeroporto tinha sido o avião onde viajava o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, que aterrou justamente no momento do ataque. “Estes terroristas não têm religião, nenhuma fé, não são diferentes dos bárbaros”, escreveu Rama no seu Twitter.

De acordo com informações do aeroporto disponíveis no seu website, a maioria dos voos continuam cancelados ou atrasados, apesar de alguns poucos já terem aterrado ou se preparam para a descolagem, tanto no terminal internacional como no doméstico.

Os voos que chegavam durante o fecho do aeroporto foram encaminhados para a cidade de Esmirna, localizada a cerca de 300 quilómetros do sudoeste de Istambul.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!