Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

MÁ NUTRIÇÃO MATA 15 RECLUSOS

Pelo menos 15 reclusos perderam a vida nos primeiros três meses deste ano na Penitenciária Industrial de Nampula, em consequência de falta de alimentação, segundo fonte digna de crédito daquela instituição prisional.

A nossa fonte disse que, ao longo do mesmo período, os reclusos beneficiavam apenas de uma refeição diária, constituída de feijão manteiga e chima de farinha de milho, em quantidades bastante escassas. De acordo ainda com o nosso entrevistado, a situação agravou-se devido à demora na alocação do fundo referente ao orçamento de funcionamento para o ano em curso, que, igualmente, é usado na aquisição de produtos alimentares para os reclusos daquela unidade prisional.

Mesmo com a escassez de alimentação, os reclusos eram submetidos a trabalhos forçados, caracterizados por tapamento de buracos na estrada de acesso à Penitenciária e limpeza dos campos de produção do director. Sublinhou a fonte, que revelou, por outro lado, que a evasão de três reclusos ocorrida nos princípios do mês foi facilitada por alguns funcionários da instituição a troco de dinheiro, cujo valor não soube precisar.

Entretanto, o comandante da Penitenciária Industrial em Nampula, confirmou a propalada morte de reclusos naquela unidade, mas escusou- se a avançar dados concretos, alegando não estar autorizado a falar sobre a matéria. Refira-se que a Penitenciária Industrial de Nampula, que tem mais de 500 reclusos recebe em media anual perto de dois milhões de meticais provenientes do Orçamento Geral do Estado, para além de doações de vários parceiros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!