Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lucas Chomera recebe embaixador de boa vontade da OMS

O Primeiro Vice- Presidente da Assembleia da República (AR), parlamento moçambicano, Lucas Chomera, recebeu na quinta-feira, em Maputo, o Embaixador de Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Luta Contra a Lepra, Yohei Sassakawa, de visita ao país para se inteirar dos esforços na luta contra a doença.

Falando a imprensa, Sassakawa reafirmou o seu empenho de continuar a trabalhar com Moçambique na erradicação da Lepra, partilhando a sua experiência e que posteriormente servirá de modelo para o combate a outras doenças. “Nós trabalhamos com o governo moçambicano e continuaremos a trabalhar para que os índices da Lepra sejam zero e as acções de combate a endemia servirão de modelo na luta contra outras doenças que ainda assolam o país”, disse Sassakawa.

“Depois de se eliminar totalmente a Lepra em Moçambique irei discutir com a OMS para em conjunto estudarmos estratégias de eliminar as outras doenças que afligem Moçambique”, acrescentou Sassakawa. O embaixador enalteceu o papel da comunicação social, pois, segundo ele, desempenha um papel preponderante nas acções de combate à Lepra Por seu turno, Chomera manifestou o compromisso do seu governo nas acções de combate a doença, afirmando que os deputados têm sempre difundido mensagens de combate à Lepra.

“Nós também nos comprometemos e temos feito isto em todas as ocasiões, os deputados têm difundido sempre mensagens de luta contra várias doenças incluindo a Lepra”, disse Chomera, acrescentando que o parlamento tem responsabilidade de aprovar o Plano Económico e Social (PES), que incorpora a área da saúde e a luta conta as endemias.

Refira-se que esta é a terceira visita que o Embaixador de Boa Vontade da OMS à AR, depois de 2007. Refira-se que a Fundação Sassakawa coloca à disposição do país e de África muitos recursos na luta contra a Lepra. Estimativas indicam que a fundação doou cerca de 200 milhões de dólares para o combate à Lepra.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!