Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lixo: CM de Maputo promete maior abrangência

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, David Simango, prometeu aumentar quantitativa e qualitativamente a recolha de resíduos sólidos urbanos que afectam o aspecto da capital moçambicana.

Simango, que falou no domingo, em Maputo, num encontro de balanço de actividades da edilidade no primeiro ano do seu mandato, disse que os problemas que afectam a cidade de Maputo continuam a ser imensos e complexos mas, contudo, o saldo da sua governação é satisfatório. “Vamos aumentar a qualidade, quantidade e abrangência dos serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos na cidade de Maputo”, prometeu Simango, acusando, no entanto, que os munícipes têm pautado por uma postura pouco adequada na gestão e recolha de lixo.

O edil de Maputo disse, a título de exemplo, que os próprios munícipes mandam, nalguns casos, os seus filhos para depositar os resíduos sólidos nos contentores colocados nas diversas artérias enquanto não tem altura para chegar ao topo (dos contetores), optando, por vezes, por deixar o lixo no chão. Simango lamentou, por outro lado, o facto de existirem ainda muitas pessoas a residirem na urbe, mas que a sua consciência continua com marcas profundas da vida rural.

Estas e outras situações contribuem para a deficiente recolha dos resíduos sólidos na urbe. Contudo, a edilidade continua empenhada na busca de melhores formas de gestão e recolha de lixo. Simango apontou também, como desafios da edilidade, a necessidade de investir na reabilitação da rede viária, em estado de degradação, para facilitar a circulação dos meios de transporte, acesso de serviços públicos básicos, atendimento pré-hospitalar e em casos de urgência.

O edil destacou ainda a importância de investir mais na iluminação pública dos bairros suburbanos de forma a diminuir a criminalidade, investir nas condições de saneamento do meio e drenagem das águas pluviais para travar a erosão dos solos e proliferação de doenças.

O encontro de balanço das actividades da edilidade contou com a presença de vereadores de diversos pelouros, secretários de bairros dos vários distritos municipais, entre outros convidados.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!