Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Linha Férrea ligando todo país pronta em 14 anos

Moçambique poderá contar com uma linha-férrea ligando todo o território nacional com uma extensão de aproximadamente dois mil quilómetros, dentro de 14 anos. Segundo garantiu o Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), trata-se de um projecto ambicioso com um orçamento estimado em cerca de 11 biliões de dólares e que foi aprovado pelo Conselho de Ministros, o Governo moçambicano, em Maio passado. Além da via férrea, o projecto prevê a construção de pontes e uma extensão total de 6.392 quilómetros de estradas alimentadoras.

O MTC espera iniciar o projecto com as actividades de planeamento espacial, definição do traçado da ferrovia, pontes e estradas, além do desenvolvimento de algumas acções de natureza social e ambiental. De acordo com o Plano Operacional Global do sector, a estratégia para a implementação deste “sonho” 2009-2023, prevê a utilização de cinco biliões de dólares para a construção e a outra parte do valor destina-se a construção de estradas e pontes.

Com este empreendimento, pretende-se criar melhorar o corredor de desenvolvimento económico de modo a facilitar a planificação, implementação e gestão integrada do sistema dos transportes ferroviário em inteiração com os portos do país, vias rodoviárias e os locais de investimentos âncoras.

Igualmente, pretende-se que as linhas de Moçambique venham a estabelecer conexões com outras infraestruturas ferroviárias e portuárias de alguns pontos da região da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!