Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Liga Portuguesa: FC Porto sofre primeira derrota e Sporting e Benfica chegam ao topo

Depois de 53 jogos consecutivos sem conhecer o amargo sabor da derrota no campeonato, o tricampeão português caiu. Perdeu 1 a 0 com a Académica e perdeu, também, a liderança. O Sporting é o novo líder da Liga Portuguesa de futebol, após o triunfo deste domingo sobre o Paços de Ferreira, por 4 a 0. Os Leões dividem o primeiro lugar com o Benfica, mas tem melhor diferença de golos, cenário que, há alguns meses, parecia impensável.

Depois da pior época de sempre do clube leonino, a equipa de Leonardo Jardim continua a encantar e a fazer sonhar os adeptos. Mudou quase tudo em Alvalade para 2013/14. Novo presidente, novo treinador e o regresso à antiga filosofia de apostar nos jovens da formação do clube. E o resultado dificilmente podia ser melhor. O Sporting cresce de jornada para jornada e, mesmo que nenhum responsável assuma a candidatura ao título, ao final da ronda 11 são os verde e brancos que estão no topo da classificação.

Este domingo, o Sporting foi o último dos três grandes a entrar em campo, mas não acusou a pressão de poder saltar para a liderança. O Paços de Ferreira não conseguiu suster o ataque leonino – o melhor do campeonato – e sofreu o primeiro golo logo aos 16 minutos. William Carvalho, uma das novas estrelas do futebol português abriu caminho ao triunfo.

Depois, foi tempo de ver Fredy Montero acabar com o jejum de golos. O ponta-de-lança colombiano fez o 2 a 0 no início da segunda parte e bisou aos 72 minutos, na transformação de uma grande penalidade. E ainda houve tempo para ver André Martins selar o resultado a um minuto dos 90.

Com 28 golos marcados e nove sofridos em 11 jogos, o Sporting tem, assim, vantagem sobre o Benfica que também não sentiu dificuldades de maior para passar em Vila do Conde.

Sem o técnico Jorge Jesus, castigado, e o goleador Oscar Cardozo, lesionado, as Águias contaram com a inspiração da dupla de ataque Lima-Rodrigo para vencer por 3 a 1 e aproveitar a derrota do FC Porto em Coimbra perante a Académica (1 a 0, no sábado).

Derrota do FC Porto

Após três jogos seguidos sem ganhar: dois empates e um desaire o FC Porto colocou em causa a sua liderança no campeonato ao perder no reduto da Académica por 1-0.

A equipa de Coimbra garantiu o triunfo graças a um tento de Fernando Alexandre, a um minuto do intervalo, golo que ditou a primeira derrota do FC Porto para o campeonato desde 29 de janeiro de 2012.

O encontro ficou marcado por um lance polémico logo a abrir em que Josué derrubou Ivanildo na grande área, lance que o árbitro não considerou ser merecedor de grande penalidade. A cinco minutos do final, a equipa orientada por Paulo Fonseca dispôs mesmo de uma grande penalidade, na sequência de um lance duvidoso, mas Danilo permitiu a defesa do guardião Ricardo.

Com esta vitória, a Académica, que esteve melhor no primeiro tempo, venceu pela primeira vez em casa o FC Porto em 43 anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!