Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Líbia diz que não vai entregar o filho de Khadafi ao tribunal de Haia

A Líbia não enviará Saif al-Islam Khadafi, o mais proeminente filho do ex-líder líbio, para a Corte Criminal Internacional (TPI) em Haia, e julgar-lhe-á dentro do país, afirmou, este Domingo, o ministro da Justiça, Ali Ashour.

Saif al-Islam permanece numa prisão secreta sob custódia dos rebeldes Zintan que capturaram-lhe, ano passado, e será julgado na Líbia por juízes locais sob acusações de corrupção, assassinato e estupro, disse Ashour à Reuters.

Apesar das exigências da TPI de que ele fosse enviado a Haia para julgamento, “não há intenção de entregá-lo, e a lei líbia é o sistema certo para ser usado para julgar Said Khadafi”, disse o ministro.

Ele negou as alegações de maus tratos feitos por um advogado de defesa do TPI, que disse, esta semana, que Saif al-Islam havia sido espancado e informado erroneamente sobre as acusações contra ele.

“Ele come com as pessoas que o vigiam, e está em boas condições”, disse. A pressão tem crescido para que a Líbia entregue o filho de Khadafi para o TPI, à medida que organizações de direitos humanos dizem que o país é incapaz de dar um julgamento justo a ele.

Uma delegação da TPI chegou a Trípoli, Domingo, para discutir o caso de Saif com o ministério da Justiça, disse o representante líbio no tribunal, Ahmad al-Jahani, à Reuters.

Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU obriga a Líbia a cooperar com a corte, diz o TPI, e o fracasso do país em entregar o prisioneiro pode resultar numa queixa ao Conselho.

Said al-Islam enfrenta a pena de morte se for considerado culpado pela corte na Líbia e prisão se for condenado pelo TPI.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!