Um homem ainda não identificado morreu depois de ser atacado por um leão no passado dia 28 de Outubro no povoado de Nova Madeira, a norte de distrito de Sanga, província do Niassa. Na companhia de três amigos, os homens regressavam da pesca, algures no rio Messinge, distrito do Lago. Na calada da noite, o felino atacou um deles e devorou-o sem deixar rastos.
Em reacção, através da porta-voz Size Panguene, a polícia confirmou a ocorrência e disse que das diligências feitas no local apenas foram encontrados ossos do finado.
A região de Nova Madeira, faz parte da zona de Conservação de caça, chamada “Chipange Chetu”, ora é explorada pela empresa Lupilichi Wilderness. Nos dias que correm, o conflito homem animal agudizou-se. Além de leões, o local é constantemente atacado por elefantes. Num outro desenvolvimento, a polícia anunciou a recuperação na semana finda, de diversos bens roubados na cidade de Lichinga. Neste momento, três pessoas estão detidas em conexão com o crime.
Entre os detidos, um dos grupos é acusado de assaltar uma casa com recurso a uma chave falsa. Da residência, retiraram diversos bens, entre os quais aparelhos de som e imagem. Ainda no decurso da semana em referência, um acidente de viação resultou no ferimento de um cidadão na estrada regional Lichinga-Meponda. “Deficiência mecânica foi a causa do sinistro”, disse a polícia.