Foi lançado, esta quinta-feira (06), em Maputo, um Sistema de Recolha de Preços de Produtos no País (SIRPP) cujo objectivo é garantir a comercialização e a fluidez de produtos no mercado nacional, assegurar a celeridade das trocas comerciais, através do uso da rede telefónica móvel e de Internet.
O serviço visa ainda credibilizar a informação recolhida nos locais de produção e comercialização com vista a disponibilizá-la aos planificadores públicos e privados, pesquisadores, analistas, dentre outros intervenientes que elaboram relatórios e demais documentos de comerciais.
Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, o uso de novas ferramentas tecnológicas para recolha de preços de produtos no país vais facilitar a gestão do comércio e a tomada de decisões nos processos de planificação. E serão disponibilizados os preços de 33 produtos agrícolas, industriais e pesqueiros.
A representante do Programa Mundial de Alimentação (PMA) em Moçambique, Lola de Castro, disse que o SIRPP vem responder à falta de informações sobre os preços actuais de comercialização no mercado nacional, com maior enfoque nas zonas rurais, o que dificulta a implementação dos programas do PMA.
Nesse contesto, o PMA disponibilizou 100 mil dólares para o desenvolvimento de uma nova plataforma de informação de preços baseada no serviço de SMS e espera que responda às necessidades dos produtores, vendedores e dos consumidores.