Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lançado relatório sobre pólos de crescimento em Moçambique

O Banco Mundial apresentou esta segunda-feira, em Maputo, um relatório intitulado “Perspectivas para os Pólos de Crescimento em Moçambique”, um documento que apresenta os principais potenciais locais de crescimento no país.

 

 

O relatório concentra a sua abordagem nos corredores de desenvolvimento de Maputo, no Sul do país, Beira (Centro), e Nacala (Norte).

O mesmo aponta a existência de quatro possíveis pólos de crescimento, designadamente Maputo/ Matola, no Sul do país, Beira e Manica, no Centro, Tete, também no Centro, e a província de Nampula, no Norte.

Falando na abertura do evento, o director residente interino do Banco Mundial, Young Chul Kim, disse que o principal objectivo dos pólos de crescimento é de maximizar as potencialidades existentes nestes quatro pontos do país.

“O relatório preconiza a necessidade para a busca de sinergias, complementaridade e eficiência no desenvolvimento dos investimentos em curso nesses locais, simplificação de procedimentos para o comércio, redução do tempo necessário para iniciar um negócio, entre outros elementos”, disse ele.

Young Kim disse, igualmente, que o relatório recomenda para a melhoria de infra-estruturas dos transportes, tais como vias-férreas, estradas e pontes.

Para ele, com essas intervenções, é possível alcançar um certo crescimento, tendo em conta a localização do país e sua história na atracção de investimentos.

O Banco Mundial afirma que este estudo visa apoiar o Governo na elaboração e implementação de estratégias de crescimento em sub-regiões devidamente seleccionadas com base nos programas e experiências internacionais.

As sub-regiões analisadas foram escolhidas considerando a concentração de investimentos privados, oportunidades para o crescimento conduzido pelo sector privado, actuais desafios para o desenvolvimento e intervenções em curso, assim como o seu potencial para demonstrar os benefícios de uma abordagem integrada de pólos de crescimento.

“Para Moçambique, os principais objectivos de uma estratégia integrada de pólos de crescimento seriam a promoção do crescimento e emprego gerado pelo sector privado, enquanto maximizando os resultados de desenvolvimento para o crescimento sustentável e equitativo, especialmente nas províncias menos servidas”, refere um comunicado de imprensa do Banco Mundial.

Na sua intervenção durante a abertura do workshop, o Primeiro- Ministro, Aires Ali, disse que este estudo irá complementar as análises do Governo sobre a implantação de pólos de crescimento, tirando vantagens da localização geográfica do país, bem como os potenciais de transportes, recursos energéticos e agrícolas.

“A visão do Governo é de que essas potencialidades e recursos que o país possui, possam interagir de forma a criar um efeito multiplicador que vá para além dos investimentos individuais, disse o Primeiro-Ministro.

“Somente através de maiores sinergias, complementaridade e coordenação iremos conseguir maior eficiência, menos desperdícios e, acto contínuo, maior desempenho dos pólos e da nossa economia no seu todo”, acrescentou.

Aires Ali disse que a experiência sobre os possíveis benefícios dos pólos integrados de crescimento é de que os mesmos constituem um elemento adicional na atracção de investimentos, factor importante para a criação de emprego e redução da pobreza de forma efectiva.

O relatório será discutido pelo Governo, a todos os níveis, bem como pelo sector privado e pelo Banco Mundial, ao nível central.

Este relatório foi preparado pelo Banco Mundial em colaboração com o Governo, sector privado, sociedade civil, parceiros de cooperação, entre outros intervenientes sociais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!