Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

KENMARE regista mais de 300 mil d”lares de lucros

A Kenmare, uma empresa de capitais irlandeses que explora as areias pesadas de Topuito, em Moma, província de Nampula, Norte de Moçambique, registou lucros de cerca de 300 mil dólares americanos durante o ano passado.

Segundo Charles Carvill, Presidente do Conselho da Administração (PCA) da Kenmare Resources PLc, este é o valor que sobrou a empresa após o pagamento de todas as suas obrigações fiscais. Carvill disse, em mensagem da sua empresa a que a AIM teve acesso, que este lucro resultou da contribuição das taxas de juros na banca e dos ganhos cambiais.

Durante o ano passado, a empresa movimentou um total de 60.1 milhões de dólares, entre o montante correspondente as receitas e o valor investido em custos operacionais e financeiros, incluindo o aplicado no pagamento de bens móveis e nas obras da fábrica. O valor de empréstimos contraídos pela empresa, no ano passado, ascendia a 334,8 milhões de dólares, 121,7 milhões dos quais em euros”, indica o comunicado.

A empresa espera por uma redução dos custos de operação da fábrica quando ela atingir a sua plena capacidade de produção, até aos finais deste ano. Quando estiver a funcionar em pleno, esta fábrica estará a produzir 800 mil toneladas de ilmenite por ano, com os seus derivados (rutilo e zircão). “A nossa base de recursos é uma das maiores do mundo e poderá apoiar os sucessivos planos de expansão da nossa capacidade”, lê-se na mensagem, acrescentando também que “nós continuamos confiantes de que, apesar do triste atraso da plena produção, o potencial da mina é enorme e nós esperamos que vai gerar enormes lucros para os nossos accionistas”.

Carvill disse que no ano passado, a empresa registou melhorias na produção de minerais, mas também enfrentou diversos desafios, sendo alguns deles o ciclone Jókwé que devastou severamente a região Norte do país, as diversas falhas do empreiteiro em cumprir com os prazos das obras, entre outros.

Os planos da empresa Kenmare são de aumentar para 1,2 milhão de toneladas de Ilmenite, 80 mil de Zircão, e 30 mil toneladas de Rutilo, quando as condições do mercado assim o permitir. Contudo, no primeiro ano de actividade, o desempenho da empresa foi afectado pela oscilação da corrente eléctrica que chegou a provocar avarias de alguns equipamentos, paralisando a produção por um período de cerca de 62 horas, em Setembro de 2008.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!