Moçambique voltou a triunfar nas competições internacionais de karate. Desta vez, entre os dias 28 e 29 de Junho últimos, a selecção nacional da modalidade conquistou quatro medalhas de ouro, igual número de prata e três de bronze, no Campeonato Regional de Karate da zona VI, prova que decorreu em Windhoek, capital da Namíbia.
Numa competição que contou com a presença de cerca de 320 atletas, em representação de países da zona Austral de África, nomeadamente da África do Sul, de Angola, do Botswana, da Namíbia, do Zimbabwe e de Moçambique, a nossa selecção nacional, composta por apenas oito karatecas, foi a que mais se destacou ao conquistar um total de onze medalhas.
Moçambique dominou as provas de katá, uma especialidade de simulação de uma luta, no escalão sénior em ambos os sexos, através de Luís Sousa, Irene Bechane com medalhas de ouro, e Eric Santos com a de prata. Aliás, Irene foi a karateca moçambicana que mais se destacou nesta competição ao conquistar duas medalhas de ouro nas provas individuais de katá, kumite e uma de bronze na disciplina de kumite por equipas.
Suellen Santos, em katá, na categoria de juniores femininos, também obteve uma medalha de ouro tendo, em kumite , ou seja, em combate individual do mesmo escalão, terminando na terceira posição e com direito a uma medalha de bronze.
Eis a lista dos vencedores:
(Medalhas de ouro)
Irene Bechane – katá em seniores em femininos
Irene Bechane – kumite sub-21 – 60kg
Suellen Santos – katá juniores em femininos
Luís Sousa – katá seniores em masculinos
(Medalhas de prata)
Equipa de katá em masculinos – Eddie Santos, Eric Santos e Luís Sousa
Equipa de katá em femininos – Ácia Amade, Cármen Timane e Lu Ping
Eric Santos – katá seniores em masculinos
Luís Sousa kumite – 84 kg seniores em masculinos
(Medalhas de bronze)
Suellen Santos – kumite juniores em femininos -59kg
Ácia Amade – kumite seniores em femininos -55kg
Equipa de kumite em femininos – Irene Bechane, Ácia Amade e Cármen Timane.