Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Justino Cardoso “brinda” Camaradas de Nampula com exposição sobre vida e obra de Eduardo Mondlane

O artista, Justino Cardoso, apresentou, recentemente, uma exposição de artes gráficas em banda desenhada no centro da história na qual retratou a vida e obra de Eduardo Mondlane, primeiro Presidente da Frente de Libertação de Moçambique.

O acto ocorreu na vila de Namialo, distrito de Meconta e o evento cultural esteve inserido nas festividades do 50º aniversário da Frelimo.

Em entrevista à reportagem do @verdade, Justino Cardoso disse que a escolha da vila de Namialo foi por uma questão estratégica, tendo em conta a divulgação, de forma abrangente, da história política de Eduardo Mondlane junto das comunidades que aparentemente pouco conhecem, sobretudo, os jovens.

A fonte disse que a exposição retratou a vida do obreiro da unidade nacional, desde o seu nascimento e adolescência.

“Pretendo transmitir a história do alto funcionário das Nações Unidas e o seu relacionamento com alguns dirigentes, por exemplo, Julius Nyerere no âmbito da conquista da independência de Moçambique” – salientou a fonte.

Entretanto, avaliou de forma positiva a aderência por parte dos visitantes, particularmente, estudantes oriundos de escolas locais, afluindo em massa onde decorre o evento cultural cujo objectivo é de dar a conhecer quem foi a figura de Eduardo Mondlane e o respectivo papel na união dos moçambicanos que entregaram a sua vida com vista a libertar o povo da opressão colonial.

Outro factor que contribuiu para que a vila de Namialo pudesse acolher a referida exposição é o facto de ser uma das regiões que alberga maior número dos libertadores da nação.

Aquele artista gráfico deu a conhecer que depois da vila de Namialo, a exposição será, igualmente, exibida na cidade portuária de Nacala, onde se espera que muita gente irá apreciar a exposição daquela dimensão e importante.

“O principal objectivo é de levar esta exposição para todos os distritos da província de Nampula” – referiu o nosso entrevistado acrescentando que há muita solicitação para o efeito, não só pelas autoridades governamentais, assim como pessoas interessadas em recordar a história política nacional.

A propósito disse que as autoridades do posto administrativo de Namialo mostraram-se agradadas com o facto de a respectiva vila ser palco de lançamento de uma exposição de grande significado retratando situações relacionadas com a nossa história política, incutindo, sobretudo, nos jovens o espírito de valorização dos feitos dos heróis moçambicanos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!