Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jovens pedem melhoria da habitação nos distritos

A Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEUFM) apela a uma melhoria das condições de habitabilidade nos distritos para onde se tem deslocado no quadro da iniciativa “Férias Desenvolvendo o Distrito”.

O apelo foi apresentado quinta-feira, em Maputo, no decurso do Seminário da Associação que visa fazer o balanço dos quatro anos da existência da agremiação, cuja abertura foi encabeçada pelo Presidente da República, Armando Guebuza. Na ocasião, a Associação apontou a falta de habitação como maior constrangimento que enfrentam os jovens envolvidos nas várias actividades inseridas na iniciativa “Férias Desenvolvendo o Distrito”.

No encontro, os jovens não esconderam o entusiasmo com os resultados até aqui conseguidos e na sua maioria com seu envolvimento, mas pedem ao Governo mais apoio na criação de melhores condições logísticas para a sua acomodação. O Chefe de Estado, que escutou atentamente as inquietações levantadas pelos jovens, disse, por seu turno, não haver residências suficientes nos distritos, mas desafia a eles para usarem todo o conhecimento adquirido durante a formação para construir essas casas.

“Acredito que vocês podem construir casas com condições condignas e confortáveis”, disse Guebuza, apontando que estava perante pessoas que durante quatro anos provaram estar a transformar o país, daí que o conhecimento adquirido pode ser útil para criar as condições logísticas em falta.

Segundo Guebuza, os distritos têm abundância de matéria-prima como a argila necessária para o fabrico do tijolo queimado, extensas áreas de florestas onde se pode extrair a madeira e os próprios recursos humanos que, desta feita, são os próprios estudantes.

“A existência de matéria-prima em quantidades abundantes constitui condição determinante para que vocês possam construir casas mais condignas e confortáveis”, disse o Presidente, acrescentando que eles (estudantes) podem até encontrar dificuldades, “mas vão construir”.

Aliás, Guebuza destacou, durante a sua intervenção, o contributo multifacetado de diferentes actores, incluindo as iniciativas dos jovens universitários, para a mudança e melhoria das condições de vida no distrito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!