Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jogos escolares foram momento de aprendizagem multifacetada – Aires Ali

O Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali, disse que o X Festival dos Jogos Escolares proporcionou aos jovens, adolescentes e crianças momentos de aprendizagens multifacetadas orientadas para o seu futuro de responsáveis e garante do reforço permanente da unidade nacional.

Segundo Aires Ali, mais do que a conquista do titulo, cada participante ganhou maior riqueza no que diz respeito ao conhecimento mútuo, novas amizades, espírito de equipa, persistência e tolerância.

O governante moçambicano falava, Sábado, na Matola, no encerramento do X Festival dos Jogos Escolares que tiveram como palco a província de Maputo. Na ocasião, o Primeiro-Ministro anunciou que a XI edição dos Jogos Escolares terá lugar em 2013, na província central de Tete.

O X Festival dos Jogos Escolares vinha decorrendo desde o dia 24 de Julho, numa competição que envolveu jovens e adolescentes provenientes de diversas escolas de todas as províncias do país. Este evento movimentou as modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Ginástica, Voleibol e Xadrez.

Os Jogos Escolares que, segundo Aires Ali, representaram Moçambique em miniatura, terminaram com a cidade de Maputo a ocupar a primeira posição com 108 pontos, seguida das províncias, de Maputo com 106, e Zambézia com 100.

Mais abaixo se posicionaram sucessivamente as províncias de Manica com 97, Sofala com 74, Nampula com 72, Cabo Delgado com 71, Inhambane com 68, Niassa com 62, Tete com 61 e, em último lugar, Gaza com 52 pontos.

“Juntos reforçaram o convívio já antes iniciado nas escolas e nas competições desportivas locais. Durante os jogos este convívio ganhou outra dimensão porque cada um de vós tomou contacto com a grandeza do seu país, a sua beleza, a robustez e a diversidade da flora e quem sabe, também da fauna e do clima”, destacou Aires Ali.

Aos atletas, o Primeiro-Ministro disse que o encerramento dos festival representava apenas uma fase e que a outra seria a de dar continuidade a prática das modalidades desportivas nos seus locais de residência, nas suas diversas formas, “cativando maior interesse pela pratica do desporto e hábitos de uma vida saudável”.

“Desafio que vos lanço é que continueis a praticar o desporto nas vossas modalidades, com o rigor e vigor aqui demonstrados, para se prepararem como atletas que amanhã estarão em condições de virar páginas do desporto moçambicano no sentido positivo do termo. A Pátria espera por vós”, destacou Aires Ali.

Aires Ali apelou aos representantes das diversas federações das modalidades que competiram e aos clubes para o aproveitamento dos talentos que despontaram neste evento para o engrandecimento do desporto nacional.

O Primeiro-Ministro disse ainda que o Festival dos Jogos Escolares que hoje terminou tem outro marco na vida desportiva do país porque se está a 34 dias do arranque dos X Jogos Africano. Neste contexto, apelou para que os estudantes sejam difusores deste evento de forma a elevar bem alto o orgulho nacional de Moçambique.

“Este momento constitui um ganho não só para os atletas que irão representar os mais de 20 milhões de moçambicanos, mas também para todo e qualquer cidadão nacional, pois este é, e será, um momento impar para a expressão na nossa moçambicanidade”, alertou Aires Ali.

Os jogos Africanos, segundo Ali, devem ser um factor dinamizador do desporto nacional, como também servir de factor catalizador da economia a todos os níveis. Assim, apelou a todos os moçambicanos para se unirem em torno deste grande evento e façam dele um colossal sucesso.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!