Encontra-se já em Lisboa a delegação moçambicana que vai participar na segunda edição dos Jogos da Lusofonia, que se realizam na capital portuguesa, de 11 a 19 de Julho corrente.
Deverão disputar a competição, além do país anfitrião, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guioné Equatorial, Índia, Macau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Sirilanka. E são nove as modalidades desportivas contempladas no evento, designadamente atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, ténis de mesa, hóquei em patins, judo e tackwondo.
Entretanto, Moçambique apenas competirá em atletismo, futebol, voleibol de praia, judo e tackwondo e basquetebol, com especial destaque para esta última, em que apresentará duas equipas, sendo uma masculina e outra feminina. competirá conjuntamente com Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Sirilanka.
Outras esperanças moçambicanas estão concentradas nas prestações de Leonor Piúza (800 metros em 2.00,96 minutos), que conquistou uma medalha de ouro nos primeiros Jogos da Lusofonia e está animada em repetir a proeza, e de Kurt Couto, que detém o tempo de 49,12 segundos nos 400 metros barreiras.