Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

COJA tranquiliza o público sobre o cumprimento do prazo das obras para Jogos Africanos

O Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA), um evento a ter lugar de 03 a 18 de Setembro próximo, na capital moçambicana, Maputo, afirma estar a trabalhar com tranquilidade tendo em vista o sucesso da maior festa do desporto africano. Segundo o Porta-voz do COJA, Penalva César, as infra-estruturas que acolherão as diferentes modalidades, ora em construção ou em reabilitação, estarão prontas em tempo útil.

“O COJA está a lidar com tranquilidade”, disse César, esta Quarta-feira, durante uma conferência de imprensa para anunciar as actividades a ter lugar nos próximos dias, no âmbito da preparação dos Jogos Africanos.

Sobre os atrasos que tem vindo a ser reportados com relação ao processo de construção e de reabilitação de algumas infra-estruturas que vão acolher o evento, Penalva César tranquilizou os presentes, apontando que tudo está sendo feito com vista a que estas estejam prontas dentro dos prazos previstos.

“É normal que hajam alguns constrangimentos no processo de reabilitação de infra-estruturas “, disse ele, explicando que, nalguns casos, os atrasos foram motivados porque se detectou que algumas destas infra-estruturas apresentavam um estado de degradação que não era visível a olho nú, aquando da avaliação.

Noutros casos, a situação resultou da necessidade de importação de algum material inexistente no país. Contudo, Penalva César vincou que, até ao momento, o COJA está a trabalhar tranquilamente. Ao longo da semana, parte da imprensa nacional denunciou a existência de um défice, de cerca de 68 por cento do Orçamento do COJA, facto que o portavoz negou.

“Para o COJA, não há défice”, sentenciou o porta-voz, questionando a origem de tais notícias. Entretanto, quando faltam pouco mais de seis semanas para o arranque dos Jogos Africanos, o COJA decidiu transferir o seu “estado-maior” para o Estádio Nacional do Zimpeto, arredores da Cidade de Maputo, onde deverá realizar as suas actividades, até o término do evento.

Contudo, os serviços administrativos continuarão nas actuais instalações, no centro da urbe. Como forma de actualizar o público sobre os trabalhos em torno dos Jogos Africanos, o COJA vai passar a promover conferências de imprensa todas as sextas-feiras no Zimpeto.

A escolha deste local para o estabelecimento dos serviços operativos do COJA, segundo Penalva César, deve-se ao facto de grande parte das actividades relativa aos Jogos Africanos terem lugar naquele Estádio, onde também decorrerá a cerimónia de abertura.

No âmbito do processo de preparação dos Jogos Africanos, tem lugar, em Maputo, a II Reunião dos Chefes das Missões dos países que, neles, vão participar. A Reunião realiza-se de 29 a 30 de Julho corrente.

A margem do encontro, segundo o porta-voz do COJA, os Chefes das Missões terão a oportunidade de visitar os recintos onde os jogos terão lugar, bem como outras infra-estruturas de apoio.

Penalva César revelou, na ocasião, que o processo de acreditação de jornalistas já arrancou, e no caso dos nacionais, sob auspícios do Gabinete de Informação (GABINFO), enquanto para os estrangeiros decorre por via electrónica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!