O Sub-Secretário Geral das Nações Unidas e Director Executivo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), Joan Clos, está de visita oficial a Moçambique desde o dia 14 até 20 de Outubro corrente. Veio inteirar-se da implementação dos projectos deste organismo da ONU no País.
O programa da UN-Habitat em Moçambique completa 10 anos de implementação e é considerada uma das melhores organizações interventivas nos problemas habitacionais que preocupam as populações e que tornam as comunidades urbanas susceptíveis aos desastres naturais em África.Aquele organismo actua em países como Cabo Verde, Angola e Moçambique, entre outros, em projectos de planificação urbana e preconiza a planificação das zonas urbanas. Aposta no reassentamento das populações com vista a desenvolver as cidades, sobretudo moçambicanas.
Para Moçambique tem em vista um plano de urbanização que, segundo defende Clos, vai contribuir no crescimento e desenvolvimento económico das cidades e do país em geral. O mesmo abrange as cidades da Beira, Nacala, Nampula, Tete e o distrito de Dondo.
“O essencial é permitir que as populações sejam reassentadas em locais adequados e próximos dos postos de trabalho, escolas, hospitais”, disse Joan Cloas.