Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

JCOAL e empresa de exploração mineira formam engenheiros de carvão em Moçambique

Um grupo de 22 técnicos do sector público e privado concluiu, Quinta-feira, em Maputo, a sua formação intensiva em engenharia de carvão, no âmbito de um programa liderado pela JCOAL, uma empresa siderúrgica japonesa, em parceria com a Empresa moçambicana de Exploração Mineira (EMEM).

O curso, o primeiro de tantos outros que terão lugar nos próximos tempos, beneficiou técnicos do Ministério moçambicano dos Recursos Minerais (MIREM) e do sector privado.

Falando durante a cerimónia, o Chefe de Departamento de Relações Exteriores da JCOAL, Yoshikazu Ikai, disse que este projecto de formação de engenheiros de carvão em Moçambique surgiu quando a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, visitou o Japão em Fevereiro do ano passado.

Durante essa visita, segundo Ikai, foi esboçado um acordo de cooperação entre Moçambique e Japão para o desenvolvimento da indústria de carvão. O acordo foi assinado em Outubro, tendo, de seguida, iniciado um diálogo sobre o carvão em Moçambique a nível superior entre os dois países. Na sequencia do acordo foi igual- mente elaborado um plano de cinco anos para o desenvolvimento da indústria de carvão.

“Este plano que traçamos está dividido em três pilares entre os quais a capacitação do pessoal no sector siderúrgico, a execução da pesquisa geológica em Moçambique e a elaboração do plano mestre. Hoje acabamos de realizar o primeiro curso que faz parte do primeiro pilar, que é a capacitação, e colectamos todas as nossas capacidades para a execução deste projecto”, explicou.

Por seu turno, o director da EMEM, António Manhiça, disse que curso é síntese de mestrado em Engenharia de carvão mineral e abordou temas sobre a prospecção geológica, mineração, tratamento mineiro, mercado e análise económica e financeira de projectos de exploração de carvão mineral.

“Queremos que este seja o primeiro passo da contribuição desta empresa japonesa para a formação destes jovens em várias áreas importantes para o desenvolvimento do país. Por isso louvamos este gesto de transmitir aos moçambicanos a sua experiencia neste sector de carvão”, referiu.

Na ocasião os beneficiários foram entregues os certificados de participação.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!