Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jazigos de níquel em Cabo Delgado começam a ser explorados em 2014

A Rovuma Resources deverá começar a explorar os jazigos de níquel descobertos em Montepuez em 2014, disse o director provincial dos Recursos Minerais e Energia de Cabo Delgado, norte de Moçambique, Ramiro Nguiraze.

Dispondo de reservas estimadas em 23 milhões de toneladas, o início da exploração destes jazigos vai obrigar à construção de uma linha de caminho-de-ferro para o escoamento do níquel a ser extraído, bem como de outros recursos naturais, caso dos mármores, além de exigir o reforço do abastecimento em energia eléctrica.

“A exploração destes recursos é um grande desafio para o governo, atendendo a que só no caso do níquel a potência eléctrica solicitada é bastante elevada”, indicou Nguiraze para quem, para já, será necessária a construção de uma linha de alta tensão no mínimo de 110 Kva, incluindo uma subestação.

Segundo noticia, esta Terça-feira, o site da Rádio Moçambique, reconhecendo que a estrada para Montepuez não vai suportar o escoamento dos minérios de níquel e de mármore, o director provincial adiantou ter conhecimento de estudos que estão a ser feitos a nível central tendo em vista a construção da linha férrea.

O níquel é um metal com várias aplicações, nomeadamente na produção de ligas metálicas utilizadas nas indústrias automóvel e aeronáutica.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!