Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Japão reforça Corredor de Nacala com 43 milhões de meticais

O Japão acaba de desembolsar o correspondente a 43 milhões de meticais para a reabilitação de pontecas ao longo do estratégico Corredor de Desenvolvimento de Nacala, Norte de Moçambique.

A iniciativa insere-se no quadro da promoção da agricultura comercial de pequena escala destinada à produção de bens de consumo doméstico e exportação para os restantes países da região Austral de África, segundo fonte da Embaixada do Japão em Maputo.

A implementação do projecto visa ainda melhorar e reforçar a rede de estradas entre o Corredor de Desenvolvimento de Nacala e os principais mercados de comercialização de bens agrícolas do país e a nível da África Austral, acrescenta a representação diplomática nipónica em Maputo.

O melhoramento de infraestruturas rodoviárias nas zonas rurais do país constitui uma das prioridades do apoio do Japão no país, salienta a instituição, realçando que o valor ora alocado junta-se aos perto de 84 milhões de dólares norte-americanos desembolsados, em Março deste ano de 2013, destinados ao reforço da capacidade do corredor que inclui o porto de Nacala.

A reabilitação do porto de Nacala destina-se, basicamente, a aumentar a sua capacidade de armazenamento de carga, dos actuais dois milhões de toneladas/ano, para seis milhões de toneladas/ ano, e de 89 mil para cerca de 240 mil contentores por ano, de acordo ainda com aquela Embaixada.

Trata-se da primeira vez que o porto de Nacala beneficia de uma reabilitação de raiz, nos últimos 40 anos, situação que o torna no maior porto de águas profundas da costa Oriental de África.

Refira-se que o ministro moçambicano da Agricultura, José Pacheco, encontra-se, desde semana passada, no Japão à procura de apoios para a viabilização do Projecto de Desenvolvimento das zonas Savana (Pro Savana) que abrange cerca de 10 milhões de hectares ao longo do Corredor de Desenvolvimento de Nacala.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!