O Governo japonês acaba de aprovar um valor de cerca de 60 milhões de dólares norte-americanos destinados a apoiar a viabilização de vários projectos de desenvolvimento socioeconómico em Moçambique ao longo de 2012.
O valor será, essencialmente, destinado ao melhoramento de infra-estruturas portuárias, estradas e pontes, segundo Keiji Hamada, conselheiro da Embaixada do Japão em Moçambique, salientando que a iniciativa insere-se no quadro da implementação das decisões da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano, realizada em cada cinco anos naquele país.
Apesar da crise financeira que ameaça aquele país asiático, situação agravada pelos elevados danos humanos e materiais causados pelo tsunami que, em Março de 2011, fustigou o Japão,o Governo nipónico “decidiu manter o compromisso de apoiar o desenvolvimento de Moçambique”, realçou aquele diplomata.
Entretanto, Hamada apontou o Corredor de Desenvolvimento do Norte como uma das principais prioridades do seu programa de apoio a Moçambique por “ser muito estratégico para a rápida integração do país no competitivo mercado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral”.